segunda-feira, 20 de junho de 2011

Palco Italiano ou Caixa preta .

Na segunda após nossa visita aos teatros Marília e Idel , senti vontade de saber mais sobre
Palco italiano o que vem a ser este tal ?!

Palco - é o local para a apresentação de
artistas em peças de teatro, dança, grupos musicais e outros. Em nossos dias os palcos são construídos com três tipos básicos: palco italiano, palco de semi-arena e palco de arena.

1º - Palco italiano: onde os espectadores ficam apenas de frente. Geralmente situa-se mais distante da platéia.
2º - Palco de semi-arena: constituído de uma plataforma que avança pela platéia, ficando esta disposta em semicírculo ao seu redor. Ele aproxima mais os espectadores do ator.
3º - Palco de arena: área circular situada no meio da platéia. O público senta-se em uma arquibancada a seu redor. Geralmente, os teatros de arena são muito grandes, de modo que os atores e o público mantêm uma relação mais estreita.
4° - Palco elizabetano: Tem a característica de um palco misto. É um espaço fechado, retangular, com uma grande ampliação de proscênio (em formato retangular ou circular). O público o circunda por três lados: Retangular, circular ou misto.

A expressão palco italiano surgiu na virada do seculo XV para o século XVI, no Renascimento italiano, quando o homem passa a ser o centro do universo, onde surge tambem a noção de perspectiva que norteava a pintura.
Para um novo tempo um novo modelo de espaço teatral se faz necessário, embasado no conceito de ponto de fuga e perspectiva, surge a elaboração de um espaço que tenta estabelecer  a cena um olha único , O palco italiano .
o teatro a prtir desse época passa a ser pensado com uma fatia da realidade, possível de ser observada pelo buraco de uma fechadura . ( ta aí a impressão de intimidade que eu tipe em '' é so uma formalidade '' ) .
Dessa forma, por volta de 1630, é inaugurado, em Veneza, o primeiro teatro público de ópera nesses novos moldes. Dentre as inúmeras revoluções técnicas e artísticas, pela primeira vez são vistos boca de cena arredondada, cortina e luzes na ribalta, telões pintados que permitiam efeitos de perspectiva e maquinaria que criava efeitos especiais.

 O palco italiano é um dos mais usados no teatro ocidental .


CARACTERISTICAS :
* O palco é delimitado pela boca de cena e cortina - consequentemente a quarta parede - .
conta também com a presença da caixa cênica com urdimento , coxias e varandas .


- Coxia no teatro se refere ao corredor, não visível ao público, em torno do palco. Ou seja, sinônimo para a palavra bastidor.
É na chamada coxia, por exemplo, que o elenco aguarda sua deixa para entrar em cena e, por analogia, esse vocábulo passou a ser usado para se referir a todo e qualquer espaço situado fora da cena de uma montagem.
- Cortinas : estas não são somente aquelas peças de veludo ou de outro tecido qualquer, suspensas por argolas ou trilhos, para proteger e adornar a boca de cena de quase todos os palcos tradicionais. A cortina também tem relação com um recurso chamado de “número da cortina”, utilizado por alguns diretores ou dramaturgos para solucionar uma troca mais complicada de cenário ou figurino. Os “números de cortina” podem ser realizados por atores, cantores ou qualquer outro tipo de artista. O importante é manter o tempo preenchido e a plateia distraída.



Eram recursos muito utilizados no teatro de revista, nas operetas e nas comédias ligeiras tão em voga em nosso teatro, nos anos 20 do século passado, no pólo cultural que foi a Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.


- Boca de cena é a frente do palco. Num palco Italiano por exemplo é a parte onde o ator representa.
 
FONTE : http://www.spescoladeteatro.org.br/



Um comentário:

  1. Bom dia! conheci hoje este blog e gostei muito, eu precisava fazer umas lições de escola e aqui encontrei respostas certas não só para lições de casa como também aprendi mais coisas que gosto de saber sempre um pouco mais além dos meus conhecimentos. Obrigada.Parabéns!

    ResponderExcluir