sábado, 25 de junho de 2011

Cosmococa de Helio Oiticica .

“Isso aqui é cinema!”, exclamava Neville D’Almeida ao fotografar a diversão e o prazer dos visitantes da exposição Cosmococa – Programa in Progress, inaugurada no sábado 10, no Centro Hélio Oiticica, no Rio. Criado em 1973 por Hélio Oiticica (1973-1980) e pelo cineasta Neville D’Almeida, o projeto ganha pela primeira vez a montagem integral de suas cinco “obras ambientais” – ou instalações –, criadas sob o conceito de “quasi-cinema”, em que a linearidade da narrativa é quebrada em prol da participação do espectador.
Em “CC1 Trashscapes”, o visitante assiste a uma série de fotografias de Luis Buñuel em colchões, lixando as unhas. Uma das oitavas maravilhas da arte, “CC2 Onobject” é o território em que se atira, deita-se e rola-se em um chão coberto de espuma, ao som de Yoko Ono. “CC3 Maileryn” tem o apelo visual das imagens de Marilyn Monroe e de bexigas coloridas. “CC5 Hendrix War” projeta a capa do disco de Jimi Hendrix para quem se espreguiça em redes.
A inédita “CC4 Nacagions” é uma piscina que reflete a projeção das imagens da capa do disco Notations, de John Cage. Detalhe: as cinco séries são fotos de capas de discos, livros ou revistas, que servem de suporte para carreiras de cocaína. Quatro instalações de Cosmococa passaram pela Pinacoteca de São Paulo, em 2003. Mas nunca é demais remontar o projeto.

FONTE : http://www.terra.com.br/istoegente/318/diversao_arte/expo_cosmococa.htm
Busquei  nesse pequeno artigo melhor comprender a cosmococa, para as pessoas porque pra mim é indescritivel , eu senti milhões de coisas ao mesmo tempo , ja tentei primeiramente descrever essa sensações em meu diario de bordo e fracassei .
Senti um pouquinho de tudo , virei fã do artista desde a primiera intalação (como nós aprendemos na iniciação em artes visuais !) que visitei que foi a dos colchões e das lixas , la eu fiquei menos euforica confesso , mais na outra do chão de espumaa ! Que iisso pireeei totaaal ! muito bom , de verdaade ... (=
Haa me sinto mal em não cosiguir falar mais da cosmococa , espero poder reproduzir as minha sensações em um trabalho futuro .. quem sabe através da arte eu não consiga explicar outra obra de arte ?! loco iisso né ..

Um comentário:

  1. Layse,

    Eu jurava que tinha postado aqui!
    Mas ó, to vendo sempre! Parabéns! Tá produzindo até!

    :o)

    ResponderExcluir